Projeto Político Pedagógico 2016
Creche Maria Emília Toschi
Maccagnini
“A
educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
(Nelson
Mandela)
2016
Creche “MARIA EMÍLIA TOSCHI MACCAGNINI”
São Roque, 11 de fevereiro de 2016
Ilma.(s)
Sra.(s)
Nos termos dos
aritgos 2º e 32º (LDB) encaminho o PPP/2013 da U.E. Creche “Maria Emília Toschi
Maccagnini”, São Roque, para fins de homologação.
Desde já,
agradeço pela atenção dispensada.
Atenciosamente
_________________________
Tania Cristina Antunes Vieira
(Diretora)
llma.(s) Sra.(s)
__________________________
Isabel Cristina
Pezzota Gonçalves
(Chefe de divisão de Ensino Infantil)
__________________________
Izilda Fabiana
Justo Gomes
(Supervisora de Educação Básica)
ÌNDICE
|
I-IDENTIFICAÇÂO
Do
estabelecimento
a Atos
oficiais
Histórico
c Biografia
do Patrono
II-
FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
III-
METAS DA ESCOLA
Educacionais
Estruturais
Recursos Humanos
Recursos Materiais
IV - CARACTERIZAÇÃO SÓCIO–ECONÔMICA E CULTURAL
DA CLIENTELA E DA COMUNIDADE.
V-
REGIME DE FUNCIONAMENTO
a Jornada
Turnos
e horários
Horário
administrativo
Calendário
Escolar
) Normas
para Direção, Corpo Docente e Funcionários
f Normas
para funcionamento da creche
VI
- DESCRIÇÃO DOS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Recursos
assistenciais
Recursos
físicos
c Recursos
materiais
VII-RECURSOS
HUMANOS
Dados
pessoais dos funcionários
VIII - PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA ESCOLA
COM A FAMILIA E A COMUNIDADE
IX– PROJETO
X- CURRÍCULO
XI- AVALIAÇÃO
XII- ANEXOS
I - IDENTIFICAÇÃO
|
Do
estabelecimento:
Creche
“MARIA EMÍLIA TOSCHI MACCAGNINI”
Rua
Santa Maria,56
Jardim
Mosteiro – São Roque – SP
CEP-
18135 – 380
Fone:
4784 – 6479
a) Atos
oficiais:
Decreto de criação da
creche(anexo 1)
Na data de 02
de abril de 2002, foi publicada a lei nº. 2689, que aprovava em 27 de março de
2002 na 9ª sessão extraordinária, de autoria do vereador Newton Dias Bastos a
denominação de “Creche Maria Emília Toschi Maccagnini”, o imóvel público
localizado no Jardim Mosteiro.
Publicado aos
13 dias de agosto de 2004 no gabinete do prefeito, Sr. José Fernandes Zito
Garcia através do decreto nº. 5955, art. 1º a criação da referida creche com
capacidade de atendimento de 70 crianças de 4 meses a 6 anos (na época).
Em 01 de setembro
de 2004, no gabinete do Sr. Prefeito José Fernandes Zito Garcia, através do
Decreto nº. 5967 altera-se o artigo 1º do Decreto nº. 5955 de 13 de agosto de
2004 e dá outras providências: a criação da Creche Maria Emília Toschi
Maccagnini no Jardim Mosteiro com a capacidade de atendimento a 70 crianças de
04 meses a 6 anos (hoje até 5 anos), já em funcionamento desde o dia 11 de
setembro de 2002.
b) Histórico
A Creche Maria Emília Toschi Maccagnini, situada no
Jardim Mosteiro, em São Roque, foi inaugurada
no dia 11 de setembro do ano de 2002 com a presença do Exmo Prefeito Sr. José Fernandes Zito Garcia e a Exma Diretora
de Educação Sra. Márcia de Jesus Costa Nunes onde descerraram a criação
da Creche "Maria Emília Toschi Maccagnini",
que recebeu esse nome em decorrência da doação dos terrenos para a Prefeitura da Estância Turística de São Roque
para a construção da Creche e da EMEF construída no mesmo quarteirão, EMEF
"Iracema Villaça", doados pela família Toschi Maccagnini, família tradicional de nossa cidade e
para uma eterna homenagem, foi-se dado
o nome de uma das ente queridas da família, já falecida.
c) Biografia
do patrono
Maria
EmiliaToschi Maccagnini nasceu, no estado do Rio Grande do Sul no dia 24 de
outubro de 1904 na cidade de Veranópolis.
Passou
sua infância em Veranópolis, quando moça estudou pintura e música, onde possuía
fortes inclinações às artes em geral.
Além
da arte sempre se dedicou aos assuntos relacionados à questões sociais e
humanitárias, onde havia muita preocupação com os desprivilegiados.
Em
1924 casou-se com o Engenheiro Agrônomo e Advogado Dr. João Maccagnini e teve
quatro filhos. Foi uma esposa e mãe muito dedicada.
No
ano de 1941 veio com a família para São Paulo. Onde seu marido foi contratado
para assumir a direção da Industria Cinzano em São Roque no bairro Mailasqui.
Enquanto
o marido trabalhava na empresa, Dona Emilia, como era chamada, exercia
atividades beneficentes com as pessoas carentes da comunidade. Cuidava de
doentes, inclusive tuberculosos, angariava comida, roupas, remédios e o que
estivesse ao seu alcance, sempre com o intuito em ajudar os mais necessitados.
Ensinava religião, e preocupada com a educação, fez com que criassem uma escola
para as crianças da fazenda e os demais da redondeza.
Por
isso e por tantas outras realizações, é lembrada até hoje, pelo povo de
Mailasqui, por tudo o que fez, pelo seu bom coração, pela sua enorme dedicação
que sempre teve pelos pobres.
Faleceu
no dia 5 de fevereiro de 1999 aos 94 anos e 4 meses.
II_FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
A
educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o
desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e
da comunidade. [LDB art. 29 e 30]
Nesse
sentido espera-se que a criança possa:
ü Desenvolver uma imagem positiva de si,
atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades
e percepção de suas limitações;
ü Descobrir e conhecer progressivamente
seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e
valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
ü Estabelecer vínculos afetivos e de troca
com adultos e crianças, fortalecendo sua alta estima e ampliando gradativamente
suas possibilidades de comunicação e interação geral;
ü Estabelecer e ampliar cada vez mais as
relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de
vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvimento atitudes de
ajuda e colaboração;
ü Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade percebendo-se cada vez mais como integrante dependente e
agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuem
para sua conservação;
ü Brincar expressando emoções,
sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
ü Utilizar diferentes linguagens
(corporal, musical, plástica, oral e
escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações e situações de
comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias e
desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo
cada vez mais sua capacidade expressiva;
ü Conhecer algumas manifestações
culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a
elas e valorizando a diversidade.
III-METAS DA ESCOLA
|
Educacionais:
Compromissar-se
com a causa da democratização da educação, contribuindo para assegurar acesso
do aluno a escola, sua permanência nela e a melhoria da qualidade do ensino.
ü Construir e integrar toda a comunidade
escolar numa nova proposta educacional de trabalho coletivo e participativo.
ü Motivar alunos, auxiliares de educação e
demais funcionários.
Estruturais:
ü
Pintura
interna e externa da unidade.
ü
Reforma
do piso da brinquedoteca.
ü
Fixar
grade de proteção no pátio externo na parte cimentada.
ü
Trocar
os portões das salas.
ü
Adaptar
dois banheiros para uso dos berçaários.
Recursos Humanos
Necessidade de mais dois A.E.I.(volante)
Recursos Materiais
Adquirir
um playground para uso dos bebês.
IV - CARACTERIZAÇÃO
SÓCIO–ECONÔMICA E CULTURAL DA CLIENTELA E DA COMUNIDADE.
|
A
clientela atendida é, na maioria, dos bairros: Jardim Villaça, Jardim Mosteiro
e Taboão e a minoria dos bairros: Jardim Renê, Bairro dos Remédios e Mailasqui.
Podemos
considerar que a condição sócio-econômica da maioria das famílias é de classe
C, onde a maioria reside em casa própria e as demais em casas alugadas, ou
cedidas por familiares.
São
famílias com profissões bem diversificadas. Quanto à religião a predominância é a católica
seguida da evangélica.
A
comunidade é bastante participativa e colaboradora. Preocupa-se com o
desenvolvimento das crianças, se envolve com as atividades propostas pela
escola, mas não tem o hábito de praticar esportes.
V - REGIME DE FUNCIONAMENTO
|
a)_Jornada
Administrativa:
das 07:00 as 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.
Creche-Integral
b)-– Turnos e Horários
Creche Integral
Nº de
salas/Horários
Creche: Integral – 05 salas (07:00 as
17:00 horas, de segunda a sexta-feira.)
Turnos
|
Creche
|
Integral
|
7:30 – 17:00
hs
|
BIA/BIIA/BIIB/BIIC/BIID
|
c)-Horário administrativo
Nome do Funcionário
|
Cargo
|
Horário
|
Tania Cristina Antunes
Vieira
|
Diretora
|
07:00 as 16:00
|
Maria Lucia da Silva
|
Vice diretora
|
08:00 as 17:00
|
Eliane Vieira Nunes
|
Coordenadora Pedagógica
|
08:00 as 17:00
|
Edma Aparecida do Carmo
|
Readaptada na
administração
|
08:00 as 17:00
|
Avanias Cordeiro dos
Santos
|
Serviçal - II
|
06:30 as 15:30
|
Cristiane Souza
|
Serviçal - I
|
6:30 as 15:30
|
d)-Calendário Escolar (anexo 2)
Normas para Direção, Corpo Docente e
Funcionários
Artigo
31 – As relações profissionais e interpessoais na escola, fundamentada na
relação direitos-deveres, pautar-se-ão pelos princípios da responsabilidade,
solidariedade, tolerância, ética, pluralidade cultural, autonomia e gestão
democrática, de acordo com a legislação específica: Estatuto dos Servidores
Públicos da Estância Turística de São Roque, Lei 2609 de 14/12/2000, Lei 2610
de 14/12/2000 e Resolução nº 03 de 08/10/97.
g)-Normas para funcionamento da creche
ü
As
Creches funcionarão de 2.ª a 6.ª feira.
ü
As
Creches de período integral funcionarão das 7:00 ás 17hs. A entrada das
crianças será permitida até as 08:00hs.
O mamadeira será servido ás 8h.
ü
As
crianças não poderão ser retiradas durante os momentos de grupos/atividades e
durante os horários de refeição, salvo casos especiais.
ü
Os
horários deverão ser cumpridos rigorosamente no inicio e final das aulas para
que não se tumultuem as atividades previstas e para que os profissionais que
atendem as crianças não se prejudiquem em suas atividades pessoais agendadas
após o horário de término das atividades. A pontualidade dos responsáveis
permite que as crianças não se sintam inseguras vendo que seus pais ou
responsáveis não se encontram na U.E. para buscá-la.
ü
Durante
o atendimento as crianças permanecerão na creche sob os cuidados das educadoras
, não sendo permitida a sua retirada sem a autorização da direção.
ü
As
Creches não funcionarão nos feriados nacionais e locais, bem como nos dias que
a prefeitura decretar ponto facultativo.
ü
As
Creches obedecerão ao calendário escolar estipulado pelo Departamento de
Educação.
ü
No
final do término do ano letivo haverá um recesso escolar a data a ser divulgado
pelo Departamento de Educação.
ü
A
cada três atrasos consecutivos os pais ou responsáveis serão notificados e
chamados à escola para esclarecimentos.
ü
A
retirada da criança da escola só poderá ser efetuada pelos pais ou responsáveis
ou por pessoa autorizada por escrito na ficha de matrícula do aluno e enviada
por escrito no caderno de recados.
ü
Inscrição,
Admissão, Afastamento e Desligamento de Crianças.
ü
A
inscrição das crianças será feita pelos pais ou responsáveis na própria unidade
escolar.
ü
As
crianças serão admitidas durante todo ano letivo sempre que houver vaga.
ü
As
crianças serão admitidas por ordem de inscrição.
ü
As
faltas das crianças só serão consideradas justificadas por motivo de doença.
Situações especiais serão analisadas pela Divisão de Educação Infantil.
ü
A
criança terá sua matrícula cancelada por motivo de faltas injustificadas.
ü
O
desligamento ocorrerá após 15 (quinze) dias de faltas consecutivas 30 (trinta) faltas alternadas.
ü
Quando
a Creche encaminha a criança ao médico o responsável deverá apresentar esse
encaminhamento devidamente assinado pelo médico e com as devidas orientações ao
retornar para a Creche.
VI - DESCRIÇÃO DOS RECURSOS FÍSICOS,
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
|
a)-Recursos assistenciais:
Merenda escolar: Fornecida pela
Prefeitura de Estância Turística de São Roque;
APM (Associação de Pais e Mestres);
Conselho de escola;
Governo Federal (P.D.D.E.).
b)--
Recurso Físicos
ü 1 diretoria
ü 1 almoxarifados
ü 1 refeitório coberto
ü 1 cozinha
ü 1 depósito de alimentos
ü 2 fraldários
ü 1 lavanderia
ü 1 solário
ü 5 berçários
ü 1 banheiros femininos para alunos
ü 1 banheiros masculinos para alunos
ü 1 banheiros para
professores/funcionários
ü 1 brinquedoteca
ü 1 área externa sem cobertura cimentada só como calçada no entorno da U.E.
c)Recursos materiais(anexo
3)
VII - RECURSOS HUMANOS
|
ü 1 diretora
ü 1 vice-diretora
ü 1 coordenadora pedagógica
ü 10 auxiliares de educação infantil
ü 2 estagiarias
ü 2 serviçais I
ü 1 serviçal I
a)-Dados Recurso humano (anexo 4)
VII - PROPOSTA DE
INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMILIA E A COMUNIDADE
|
Construir e integrar toda a comunidade
escolar numa nova proposta educacional de trabalho coletivo e participativo,
nos problemas conjunturais desta Unidade de ensino, despertando-a para as
necessidades de mudanças a serem realizadas nos vários aspectos educacionais.
ü
Reuniões
Pedagógicas no decorrer do ano (datas no calendário escolar);
ü
Reunião
com os Pais para eleição do Conselho de Escola (20/02);
ü
Reunião
com os Pais para eleição da APM (24/04);
ü
Festa
Junina comunitária(junho)
ü
Festa
da Primavera(10/09)
ü
Mostra
de Ensino com finalização dos Projetos anuais (27/11).
XI - PROJETO
|
|
PROJETO DA
Creche Maria Emília Toschi Maccagnini- (2016)
BICHINHOS DO JARDIM
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a
atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de
plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que
despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Para atender aos
interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos
propomos o Projeto Bichinhos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço
jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a
oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio
ambiente e com os animais.
O trabalho com projetos
possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do
conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada.
Porém, à medida em que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos
novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo. Este
processo de desconstruir antigos conceitos e construir novos, reorganizando as
ideias, modificando o pensamento é, portanto, o conhecimento, é o ato de
aprender. Oferecendo oportunidade de participar de atividades significativas
fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Bichinhos de
Jardim.
objetivo :
A Educação Infantil da escola, dentro do eixo Meio Ambiente, Natureza e
Sociedade, tem como objetivos proporcionar a observação, a análise e o estudo
das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e
a pesquisa.
Procedimento
> Ajudar as crianças a transformar suas concepções
e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem
que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de
explicações para os fenômenos e acontecimentos do mundo natural e social.
> Conhecer e identificar os bichinhos que moram nos
jardins, nomeando-os corretamente.
> Conhecer suas características e como se
adaptam ao meio em que vivem.
> Respeitar os seres vivos que nos cercam
tornando-se um lutador em defesa do meio ambiente.
>. Despertar nos bebês o interesse pela
leitura através dos livros incentivando seus conhecimentos através de suas
expressões, cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado.
> Passear pelo quintal ou jardim da
escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores,
dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade
com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, confirmar
as hipóteses que foram levantadas por elas, desde o início do estudo.
> Identificar imagens dos insetos desconhecidos
em livros de história, em filmes ,músicas.
> A observação e estudo
de bichinhos coletados: tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, borboleta,
abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros, contando com o
envolvimento das famílias na construção dos bichinhos com objetos reciclável;
> Momento Filosófico, trabalhando a questão
das diferenças, sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A
Joaninha Diferente”, de Eunice Braido;
> Jogos matemáticos: “Dez
bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, sequência dos numerais, relação
número/quantidade;
Construção de um
mini-jardim, utilizando terra, pedras, mudas de plantas, água e alguns
bichinhos, como tatu-bola, centopeia, minhocas, etc;
Estudo da metamorfose da borboleta
Música “borboletinha”
Vídeo: metamorfose da
borboleta
PRODUTO FINAL:
-Mostra de Ensino com
fotos e materiais desenvolvidos no projeto.
-A cada bichinho
trabalhado a criança levará para casa um brinquedo com objetos reciclável ou um
fantoche com palito;
-Relato familiar sobre a
atitude dos filhos ao cuidar do bichinho que levará para casa mensalmente;
AVALIAÇÃO:
Serão avaliadas a
participação, o interesse, o envolvimento, aceitação dos alunos, colaboração
dos pais e comunidade ,observações durante
as atividades propostas e registros do Auxiliar de Educação aluno ao
desenvolverem em casa a reação da criança após a mala do cuidado com o bichinho
de jardim.
“O segredo é não correr
atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” . Mario Quintana
Bom, se este será o segredo, o primeiro passo
será deixar a nossa sala com carinha de lar de jardim de amor e carinho, montar
um cantinho verde, onde aprenderemos sobre as flores e seus bichinhos.
XII - CURRÍCULO
|
(anexo 5)
Fases:
a.
Berçário
IA,BIIA,BIIB,BIIC,BIID.
XIII - AVALIAÇÃO
|
A avaliação realizar-se-á mediante
acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, através de múltiplos
registros (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc) tomando como
referência os objetivos estabelecidos para essa etapa da educação, garantindo a
formação ininterrupta e continuada da criança sem o objetivo de seleção,
promoção ou classificação.
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