P.P.P.

Projeto         Político Pedagógico  2016
Creche Maria Emília Toschi Maccagnini

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
(Nelson Mandela)
2016
Creche “MARIA EMÍLIA TOSCHI MACCAGNINI”

São Roque, 11 de fevereiro de 2016


Ilma.(s) Sra.(s)

Nos termos dos aritgos 2º e 32º (LDB) encaminho o PPP/2013 da U.E. Creche “Maria Emília Toschi Maccagnini”, São Roque, para fins de homologação.

Desde já, agradeço pela atenção dispensada.

Atenciosamente

_________________________
Tania Cristina Antunes Vieira
(Diretora)



llma.(s) Sra.(s)

    __________________________
Isabel Cristina Pezzota Gonçalves
 (Chefe de divisão de Ensino Infantil)

__________________________
Izilda Fabiana Justo Gomes
 (Supervisora de Educação Básica)



ÌNDICE

I-IDENTIFICAÇÂO
Do estabelecimento
a       Atos oficiais
        Histórico
c     Biografia do Patrono

II- FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

III- METAS DA ESCOLA
Educacionais
Estruturais
Recursos Humanos
Recursos Materiais

IV - CARACTERIZAÇÃO SÓCIO–ECONÔMICA E CULTURAL DA CLIENTELA E DA COMUNIDADE.

V- REGIME DE FUNCIONAMENTO
a    Jornada
       Turnos e horários
       Horário administrativo
       Calendário Escolar
)     Normas para Direção, Corpo Docente e Funcionários
f      Normas para funcionamento da creche

VI - DESCRIÇÃO DOS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
         Recursos assistenciais
        Recursos físicos
    Recursos materiais

VII-RECURSOS HUMANOS
               Dados pessoais dos funcionários

VIII - PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMILIA E A COMUNIDADE


IX– PROJETO

X- CURRÍCULO

XI- AVALIAÇÃO

XII- ANEXOS








I - IDENTIFICAÇÃO
Do estabelecimento:
Creche “MARIA EMÍLIA TOSCHI MACCAGNINI”
Rua Santa  Maria,56
Jardim Mosteiro – São Roque – SP
CEP- 18135 – 380
Fone: 4784 – 6479

a)    Atos oficiais:
Decreto de criação da creche(anexo 1)
Na data de 02 de abril de 2002, foi publicada a lei nº. 2689, que aprovava em 27 de março de 2002 na 9ª sessão extraordinária, de autoria do vereador Newton Dias Bastos a denominação de “Creche Maria Emília Toschi Maccagnini”, o imóvel público localizado no Jardim Mosteiro.
Publicado aos 13 dias de agosto de 2004 no gabinete do prefeito, Sr. José Fernandes Zito Garcia através do decreto nº. 5955, art. 1º a criação da referida creche com capacidade de atendimento de 70 crianças de 4 meses a 6 anos (na época).
Em 01 de setembro de 2004, no gabinete do Sr. Prefeito José Fernandes Zito Garcia, através do Decreto nº. 5967 altera-se o artigo 1º do Decreto nº. 5955 de 13 de agosto de 2004 e dá outras providências: a criação da Creche Maria Emília Toschi Maccagnini no Jardim Mosteiro com a capacidade de atendimento a 70 crianças de 04 meses a 6 anos (hoje até 5 anos), já em funcionamento desde o dia 11 de setembro de 2002.

b)    Histórico
A Creche Maria Emília Toschi Maccagnini, situada no Jardim Mosteiro, em São Roque, foi inaugurada no dia 11 de setembro do ano de 2002 com a presença do Exmo Prefeito Sr. José Fernandes Zito Garcia e a Exma Diretora de Educação Sra. Márcia de Jesus Costa Nunes onde descerraram a criação da Creche "Maria Emília Toschi Maccagnini", que recebeu esse nome em decorrência da doação dos terrenos para a Prefeitura da Estância Turística de São Roque para a construção da Creche e da EMEF construída no mesmo quarteirão, EMEF "Iracema Villaça", doados pela família Toschi Maccagnini, família tradicional de nossa cidade e para uma eterna homenagem, foi-se dado o nome de uma das ente queridas da família, já falecida.

c)    Biografia do patrono
Maria EmiliaToschi Maccagnini nasceu, no estado do Rio Grande do Sul no dia 24 de outubro de 1904 na cidade de Veranópolis.
Passou sua infância em Veranópolis, quando moça estudou pintura e música, onde possuía fortes inclinações às artes em geral.
Além da arte sempre se dedicou aos assuntos relacionados à questões sociais e humanitárias, onde havia muita preocupação com os desprivilegiados.
Em 1924 casou-se com o Engenheiro Agrônomo e Advogado Dr. João Maccagnini e teve quatro filhos. Foi uma esposa e mãe muito dedicada.
No ano de 1941 veio com a família para São Paulo. Onde seu marido foi contratado para assumir a direção da Industria Cinzano em São Roque no bairro Mailasqui.
Enquanto o marido trabalhava na empresa, Dona Emilia, como era chamada, exercia atividades beneficentes com as pessoas carentes da comunidade. Cuidava de doentes, inclusive tuberculosos, angariava comida, roupas, remédios e o que estivesse ao seu alcance, sempre com o intuito em ajudar os mais necessitados. Ensinava religião, e preocupada com a educação, fez com que criassem uma escola para as crianças da fazenda e os demais da redondeza.
Por isso e por tantas outras realizações, é lembrada até hoje, pelo povo de Mailasqui, por tudo o que fez, pelo seu bom coração, pela sua enorme dedicação que sempre teve pelos pobres.
Faleceu no dia 5 de fevereiro de 1999 aos 94 anos e 4 meses.














II_FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL


A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. [LDB art. 29 e 30]
Nesse sentido espera-se que a criança possa:
ü  Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
ü  Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
ü  Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua alta estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação geral;
ü  Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvimento atitudes de ajuda e colaboração;
ü  Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade percebendo-se cada vez mais como integrante dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
ü  Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
ü  Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica,  oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
ü  Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.








III-METAS DA ESCOLA


Educacionais:
Compromissar-se com a causa da democratização da educação, contribuindo para assegurar acesso do aluno a escola, sua permanência nela e a melhoria da qualidade do ensino.
ü  Construir e integrar toda a comunidade escolar numa nova proposta educacional de trabalho coletivo e participativo.
ü  Motivar alunos, auxiliares de educação e demais funcionários.
Estruturais:

ü  Pintura interna e externa da unidade.
ü  Reforma do piso da brinquedoteca.
ü  Fixar grade de proteção no pátio externo na parte cimentada.
ü  Trocar os portões das salas.
ü  Adaptar dois banheiros para uso dos berçaários.

Recursos Humanos
      Necessidade de mais dois A.E.I.(volante)
Recursos Materiais
         Adquirir um playground para uso dos bebês.


IV - CARACTERIZAÇÃO SÓCIO–ECONÔMICA E CULTURAL DA CLIENTELA E DA COMUNIDADE.

A clientela atendida é, na maioria, dos bairros: Jardim Villaça, Jardim Mosteiro e Taboão e a minoria dos bairros: Jardim Renê, Bairro dos Remédios e Mailasqui.
Podemos considerar que a condição sócio-econômica da maioria das famílias é de classe C, onde a maioria reside em casa própria e as demais em casas alugadas, ou cedidas por familiares.
São famílias com profissões bem diversificadas.  Quanto à religião a predominância é a católica seguida da evangélica.
A comunidade é bastante participativa e colaboradora. Preocupa-se com o desenvolvimento das crianças, se envolve com as atividades propostas pela escola, mas não tem o hábito de praticar esportes.



V - REGIME DE FUNCIONAMENTO


           a)_Jornada
Administrativa: das 07:00 as 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.
Creche-Integral
b)-– Turnos e Horários
Creche Integral
Nº de salas/Horários
Creche: Integral – 05 salas (07:00 as 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.)
             

Turnos
Creche
Integral
7:30 – 17:00
 hs
BIA/BIIA/BIIB/BIIC/BIID
 



















       c)-Horário  administrativo


Nome do Funcionário
Cargo
Horário
Tania Cristina Antunes Vieira
Diretora
07:00 as 16:00
Maria Lucia da Silva
Vice diretora
08:00 as 17:00
Eliane Vieira Nunes
Coordenadora Pedagógica
08:00 as 17:00
Edma Aparecida do Carmo
Readaptada na administração
08:00 as 17:00
Avanias Cordeiro dos Santos
Serviçal - II
06:30 as 15:30
Cristiane Souza
Serviçal - I
6:30 as 15:30


       d)-Calendário Escolar (anexo 2)
     Normas para Direção, Corpo Docente e Funcionários

Artigo 31 – As relações profissionais e interpessoais na escola, fundamentada na relação direitos-deveres, pautar-se-ão pelos princípios da responsabilidade, solidariedade, tolerância, ética, pluralidade cultural, autonomia e gestão democrática, de acordo com a legislação específica: Estatuto dos Servidores Públicos da Estância Turística de São Roque, Lei 2609 de 14/12/2000, Lei 2610 de 14/12/2000 e Resolução nº 03 de 08/10/97.
    g)-Normas para funcionamento da creche

ü  As Creches funcionarão de 2.ª a 6.ª feira.
ü  As Creches de período integral funcionarão das 7:00 ás 17hs. A entrada das crianças será permitida até  as 08:00hs. O mamadeira será servido ás 8h.
ü  As crianças não poderão ser retiradas durante os momentos de grupos/atividades e durante os horários de refeição, salvo casos especiais.
ü  Os horários deverão ser cumpridos rigorosamente no inicio e final das aulas para que não se tumultuem as atividades previstas e para que os profissionais que atendem as crianças não se prejudiquem em suas atividades pessoais agendadas após o horário de término das atividades. A pontualidade dos responsáveis permite que as crianças não se sintam inseguras vendo que seus pais ou responsáveis não se encontram na U.E. para buscá-la.
ü  Durante o atendimento as crianças permanecerão na creche sob os cuidados das educadoras , não sendo permitida a sua retirada sem a autorização da direção.
ü  As Creches não funcionarão nos feriados nacionais e locais, bem como nos dias que a prefeitura decretar ponto facultativo.
ü  As Creches obedecerão ao calendário escolar estipulado pelo Departamento de Educação.
ü  No final do término do ano letivo haverá um recesso escolar a data a ser divulgado pelo Departamento de Educação.
ü  A cada três atrasos consecutivos os pais ou responsáveis serão notificados e chamados à escola para esclarecimentos.
ü  A retirada da criança da escola só poderá ser efetuada pelos pais ou responsáveis ou por pessoa autorizada por escrito na ficha de matrícula do aluno e enviada por escrito no caderno de recados.
ü  Inscrição, Admissão, Afastamento e Desligamento de Crianças.
ü  A inscrição das crianças será feita pelos pais ou responsáveis na própria unidade escolar.
ü  As crianças serão admitidas durante todo ano letivo sempre que houver vaga.
ü  As crianças serão admitidas por ordem de inscrição.
ü  As faltas das crianças só serão consideradas justificadas por motivo de doença. Situações especiais serão analisadas pela Divisão de Educação Infantil.
ü  A criança terá sua matrícula cancelada por motivo de faltas injustificadas.
ü  O desligamento ocorrerá após 15 (quinze) dias de faltas consecutivas 30  (trinta) faltas alternadas.
ü  Quando a Creche encaminha a criança ao médico o responsável deverá apresentar esse encaminhamento devidamente assinado pelo médico e com as devidas orientações ao retornar para a Creche.



VI - DESCRIÇÃO DOS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

     

 a)-Recursos  assistenciais:

   Merenda escolar: Fornecida pela Prefeitura de Estância Turística de São Roque;
    APM (Associação de Pais e Mestres);
        Conselho de escola;
    Governo Federal (P.D.D.E.).

b)-- Recurso Físicos

ü  1 diretoria
ü  1 almoxarifados
ü  1 refeitório coberto
ü  1 cozinha
ü  1 depósito de alimentos
ü  2 fraldários
ü  1 lavanderia
ü  1 solário
ü  5 berçários
ü  1 banheiros femininos para alunos
ü  1 banheiros masculinos para alunos
ü  1 banheiros para professores/funcionários
ü  1 brinquedoteca
ü  1 área externa sem cobertura  cimentada só como calçada no entorno da U.E.
c)Recursos materiais(anexo 3)

VII - RECURSOS HUMANOS


ü  1 diretora

ü  1 vice-diretora

ü  1 coordenadora pedagógica

ü  10 auxiliares de educação infantil

ü  2 estagiarias

ü  2 serviçais I

ü  1 serviçal I
 
a)-Dados  Recurso humano (anexo 4)



VII - PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMILIA E A COMUNIDADE

Construir e integrar toda a comunidade escolar numa nova proposta educacional de trabalho coletivo e participativo, nos problemas conjunturais desta Unidade de ensino, despertando-a para as necessidades de mudanças a serem realizadas nos vários aspectos educacionais.
ü  Reuniões Pedagógicas no decorrer do ano (datas no calendário escolar);
ü  Reunião com os Pais para eleição do Conselho de Escola (20/02);
ü  Reunião com os Pais para eleição da APM (24/04);
ü  Festa Junina comunitária(junho)
ü  Festa da Primavera(10/09)
ü  Mostra de Ensino com finalização dos Projetos anuais (27/11).



XI - PROJETO

PROJETO DA Creche Maria Emília Toschi Maccagnini- (2016)
BICHINHOS DO JARDIM
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichinhos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada. Porém, à medida em que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo. Este processo de desconstruir antigos conceitos e construir novos, reorganizando as ideias, modificando o pensamento é, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender. Oferecendo oportunidade de participar de atividades significativas fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Bichinhos de Jardim.

objetivo :  A Educação Infantil da escola, dentro do eixo Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, tem como objetivos proporcionar a observação, a análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.
Procedimento
>   Ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos e acontecimentos do mundo natural e social.
> Conhecer e  identificar os bichinhos que moram nos jardins, nomeando-os corretamente.
>   Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem.
>    Respeitar os seres vivos que nos cercam tornando-se um lutador em defesa do meio ambiente.
   >. Despertar nos bebês o interesse pela leitura através dos livros incentivando seus conhecimentos através de suas expressões, cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado.
   > Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, confirmar as hipóteses que foram levantadas por elas, desde o início do estudo.
>  Identificar imagens dos insetos desconhecidos em livros de história, em filmes ,músicas.
> A observação e estudo de bichinhos coletados: tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na construção dos bichinhos com objetos reciclável;
 > Momento Filosófico, trabalhando a questão das diferenças, sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha Diferente”, de Eunice Braido;
> Jogos matemáticos: “Dez bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, sequência dos numerais, relação número/quantidade;
Construção de um mini-jardim, utilizando terra, pedras, mudas de plantas, água e alguns bichinhos, como tatu-bola, centopeia, minhocas, etc;
Estudo da metamorfose da borboleta
Música “borboletinha”
Vídeo: metamorfose da borboleta
PRODUTO FINAL:
-Mostra de Ensino com fotos e materiais desenvolvidos no projeto.
-A cada bichinho trabalhado a criança levará para casa um brinquedo com objetos reciclável ou um fantoche com palito;
-Relato familiar sobre a atitude dos filhos ao cuidar do bichinho que levará para casa mensalmente;

AVALIAÇÃO:
Serão avaliadas a participação, o interesse, o envolvimento, aceitação dos alunos, colaboração dos pais e comunidade  ,observações durante as atividades propostas e registros do Auxiliar de Educação aluno ao desenvolverem em casa a reação da criança após a mala do cuidado com o bichinho de jardim.

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” . Mario Quintana
 Bom, se este será o segredo, o primeiro passo será deixar a nossa sala com carinha de lar de jardim de amor e carinho, montar um cantinho verde, onde aprenderemos sobre as flores e seus bichinhos.



XII - CURRÍCULO
 (anexo 5)
Fases:
a.    Berçário IA,BIIA,BIIB,BIIC,BIID.

XIII - AVALIAÇÃO


A avaliação realizar-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, através de múltiplos registros (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc) tomando como referência os objetivos estabelecidos para essa etapa da educação, garantindo a formação ininterrupta e continuada da criança sem o objetivo de seleção, promoção ou  classificação.

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