Projetos - Bichinhos do jardim

PROJETO DA Creche Maria Emília Toschi Maccagnini-(2016)

BICHINHOS DO JARDIM

JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto Bichinhos de Jardim, pois permite tanto valorizar o espaço jardim quanto conhecer os bichos que ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
O trabalho com projetos possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada. Porém, à medida em que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo. Este processo de desconstruir antigos conceitos e construir novos, reorganizando as ideias, modificando o pensamento é, portanto, o conhecimento, é o ato de aprender. Oferecendo oportunidade de participar de atividades significativas fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Bichinhos de Jardim.
objetivo :  A Educação Infantil da escola, dentro do eixo Meio Ambiente, Natureza e Sociedade, tem como objetivos proporcionar a observação, a análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, estimulando a curiosidade e a pesquisa.

Procedimento
>   Ajudar as crianças a transformar suas concepções e formular novas representações do mundo, propondo situações de aprendizagem que fomentem a curiosidade, a descoberta do novo, a busca e formulação de explicações para os fenômenos e acontecimentos do mundo natural e social.
> Conhecer e  identificar os bichinhos que moram nos jardins, nomeando-os corretamente.
>   Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem.
>    Respeitar os seres vivos que nos cercam tornando-se um lutador em defesa do meio ambiente.
   >. Despertar nos bebês o interesse pela leitura através dos livros incentivando seus conhecimentos através de suas expressões, cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado.
   > Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, confirmar as hipóteses que foram levantadas por elas, desde o início do estudo.
>  Identificar imagens dos insetos desconhecidos em livros de história, em filmes ,músicas.
> A observação e estudo de bichinhos coletados: tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na construção dos bichinhos com objetos reciclável;
 > Momento Filosófico, trabalhando a questão das diferenças, sentimento de rejeição e acolhimento a partir da obra “A Joaninha Diferente”, de Eunice Braido;
> Jogos matemáticos: “Dez bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, sequência dos numerais, relação número/quantidade;
Construção de um mini-jardim, utilizando terra, pedras, mudas de plantas, água e alguns bichinhos, como tatu-bola, centopeia, minhocas, etc;
Estudo da metamorfose da borboleta
Música “borboletinha”
Vídeo: metamorfose da borboleta

PRODUTO FINAL:
-Mostra de Ensino com fotos e materiais desenvolvidos no projeto.
-A cada bichinho trabalhado a criança levará para casa um brinquedo com objetos reciclável ou um fantoche com palito;
-Relato familiar sobre a atitude dos filhos ao cuidar do bichinho que levará para casa mensalmente;

AVALIAÇÃO:
Serão avaliadas a participação, o interesse, o envolvimento, aceitação dos alunos, colaboração dos pais e comunidade  ,observações durante as atividades propostas e registros do Auxiliar de Educação aluno ao desenvolverem em casa a reação da criança após a mala do cuidado com o bichinho de jardim.

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” . Mario Quintana

 Bom, se este será o segredo, o primeiro passo será deixar a nossa sala com carinha de lar de jardim de amor e carinho, montar um cantinho verde, onde aprenderemos sobre as flores e seus bichinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário